quarta-feira, 8 de outubro de 2008

DIRETORES, ASSISTENTES E VOLUNTÁRIOS SE PREPARAM PARA O IX MINI-ONU

......................................................................
LÍVIA ALEN

A edição do treinamento para diretores, assistentes e voluntários do 9º Mini-ONU ocorreu nos dias 30 de agosto e 06 de setembro de 2008. Eles debateram de acordo com as regras da simulação, discutindo temas que variaram dos de relevância no cenário internacional, como a “Legalização da maconha”, aos divertidos como o “Melhor desenho de todos os tempos”. É a primeira vez que o treinamento ocorre em dois sábados e com público que varia de voluntários a diretores, de acordo o Coordenador Geral, Prof. Danny Zahreddine.
O Coordenador Geral coloca que o objetivo do treinamento foi fazer um evento que pudesse disponibilizar a todos a sistemática da simulação, a compreensão do que é modelagem, como funciona o Sistema ONU e os demais comitês. Além de “criar um grupo de pessoas que sabem o que está acontecendo no Mini-ONU que gostam de participar daquilo”, completa ele.
Celso Augusto de Freitas Filho, do 5º período de Relações Internacionais, diretor do Conselho da União Européia, diz que o treinamento é útil para que os diretores e diretores assistentes fiquem preparados para a simulação e para os problemas que podem surgir durante os debates. “É uma boa oportunidade para que os voluntários conheçam o Mini-ONU e se sintam mais ligados aos comitês”, explica Celso. Thiago Rezende, voluntário do PNUMA, acredita que o treinamento é importante para que diretores e voluntários possam se familiarizar com a dinâmica de funcionamento dos comitês e atuar de forma mais eficiente na simulação.
O professor Zahreddine afirma que esse treinamento “foi um sucesso” por ter contado com um número maior de participantes que nas edições anteriores. E conclui que essa nova fórmula irá ser mantida e aperfeiçoada para as próximas edições do Mini-ONU.