--------------------------------------------------------------------
POLLYANNA DIAS
A história é aquela mesma de sempre. De um lado para o outro na correria para se fechar uma matéria a equipe do jornalismo trabalha contra o tempo para cobrir todo o 9º Mini-ONU. Conciliamos tensões e conquistas para informar ao maior número de leitores o que se passa durante a preparação e as simulações do evento. E para isso, seremos simples. Aqui não se encontrará o intelectualismo e cientificismo da academia nem o linguajar do colegial mas reproduziremos o cotidiano do ambiente diplomático protagonizado por estudantes do Ensino Médio e da Universidade. A preocupação do Comitê de Imprensa, com seu jornal impresso e online, é com a informação pura, as vezes diretas as vezes literária, na construção dos grandes temas das agendas internacionais.
Por enquanto estamos em menor número. Somos seis, entre estudantes de jornalismo e das relações internacionais, percorrendo todo o campus da PUC Coração Eucarístico e onde precisar em Belo Horizonte. Daqui a pouco receberemos 36 repórteres para, no caos da redação, trazermos a tona notícias recentes durante os quatro dias do evento.
E, é claro, imprevistos e erros surgirão, e diferente das pérolas dos delegados e diretores que ganham o campus pela comicidade, seremos abordados com críticas e desconfianças. Iremos grafar erroneamente alguns nomes e palavras, quem sabe trocaremos alguma legenda, além do mais, diariamente escreveremos as pressas. Alguns continuarão achando irrisório nosso trabalho, no entanto, estaremos independente das adversidades contando aquilo que nem todos puderam ver.
Vamos despertar recordações, ocasionar o interesse, tédio e até mesmo o riso. No final da tarde certamente o jornal ocupará alguma lata de lixo e após 10 dias o blog sairá da rede. O Comitê de Imprensa por enquanto busca registrar as preparações frente as expectativas de todos os participantes do 9º Mini-ONU. Desejamos a todos um excelente encontro.