terça-feira, 7 de outubro de 2008

A SERVIÇO DO MINI-ONU

--------------------------------------------------------------------
POLLYANNA DIAS

A história é aquela mesma de sempre. De um lado para o outro na correria para se fechar uma matéria a equipe do jornalismo trabalha contra o tempo para cobrir todo o 9º Mini-ONU. Conciliamos tensões e conquistas para informar ao maior número de leitores o que se passa durante a preparação e as simulações do evento. E para isso, seremos simples. Aqui não se encontrará o intelectualismo e cientificismo da academia nem o linguajar do colegial mas reproduziremos o cotidiano do ambiente diplomático protagonizado por estudantes do Ensino Médio e da Universidade. A preocupação do Comitê de Imprensa, com seu jornal impresso e online, é com a informação pura, as vezes diretas as vezes literária, na construção dos grandes temas das agendas internacionais.
Por enquanto estamos em menor número. Somos seis, entre estudantes de jornalismo e das relações internacionais, percorrendo todo o campus da PUC Coração Eucarístico e onde precisar em Belo Horizonte. Daqui a pouco receberemos 36 repórteres para, no caos da redação, trazermos a tona notícias recentes durante os quatro dias do evento.
E, é claro, imprevistos e erros surgirão, e diferente das pérolas dos delegados e diretores que ganham o campus pela comicidade, seremos abordados com críticas e desconfianças. Iremos grafar erroneamente alguns nomes e palavras, quem sabe trocaremos alguma legenda, além do mais, diariamente escreveremos as pressas. Alguns continuarão achando irrisório nosso trabalho, no entanto, estaremos independente das adversidades contando aquilo que nem todos puderam ver.
Vamos despertar recordações, ocasionar o interesse, tédio e até mesmo o riso. No final da tarde certamente o jornal ocupará alguma lata de lixo e após 10 dias o blog sairá da rede. O Comitê de Imprensa por enquanto busca registrar as preparações frente as expectativas de todos os participantes do 9º Mini-ONU. Desejamos a todos um excelente encontro.

FMI


VOCÊ PODE MUDAR O FMI

Muitos de vocês já devem ter pensado em como o FMI poderia ser uma instituição mais aberta à participação dos países em desenvolvimento e menos dominada pelos Estados Unidos. Ou pode ser que tenham pensado que o FMI é uma forma, se não perfeita, bastante eficiente para administrar a economia internacional, e mudanças só irão diminuir sua capacidade de ação. De 11 a 13 de outubro, o futuro do FMI será discutido por vocês. Os países desenvolvidos defendem a manutenção do status quo, com pequenas alterações, e os países em desenvolvimento querem uma mudança radical na estrutura do Fundo. De que lado você está?
DIRETORA: CELESTE CRISTINA MACHADO BADARÓ
DIRETORES-ASSISTENTES: LUCAS RIBEIRO MESQUITA E ANDRÉ LUCAS

CEPAL - INTEGRAÇÃO DO MERCOSUL

Olá caros diretores. É um prazer enorme estar organizando este comitê. Eu sou o Fernando Corrêa, diretor do comitê e meus assistentes chamam-se Floriza Fagundes e William Daldegan.
Este tema foi pensado por mim e em como compreender a atual conjuntura da América Latina e ao mesmo tempo propor uma convergência na mesma. O guia de estudos, livros, informações da CEPAL e MERCOSUL irão lhes auxiliarem no entendimento especifico do assunto.
Desde já, aconselho que foquem no processo de integração e convergência de Estados, assim, teremos debates promissores que prezaram pela diplomacia.
Todos nós aguardamos as simulações com entusiasmo e esperamos que a mesma seja promissora. Por ora, eu e meus assistentes, lhes desejamos bons estudos e que realmente aprendam sobre a América Latina. Valeu.


DIRETOR: FERNANDO CORRÊA
DIRETORES-ASSISTENTES: FLORIZA FAGUNDES E WILLIAM DALDEGAN

UNODC

O TRÁFICO INTERNACIONAL DE ARMAS LEVES

A reunião do Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime irá discutir o problema do tráfico internacional de armas leves. Espera-se que ao final das negociações seja apresentado um documento que lance as bases para a construção de um regime sólido de combate a este grave problema. Foram convocados para a reunião países produtores de armamento e países vítimas da proliferação, o que delega legitimidade a qualquer decisão produzida, mas pode pôr em risco o entendimento no comitê.
DIRETOR: GABRIEL FERNANDES PIMENTA
DIRETORAS ASSISTENTES: JULIA LOUVISE E ROBERTA CERQUEIRA

GABINETE SOVIÉTICO - 1962


A CRISE DOS MÍSSEIS EM CUBA

O Gabinete Soviético simulará, juntamente com o ExComm, a situação de extrema tensão que se instaurou entre a União Soviética e os Estados Unidos em 1962, quando do envio de mísseis soviéticos para a ilha de Cuba. Os dois comitês, juntos, reproduzirão elementos importantes da dinâmica de barganha com que as duas potências buscaram solucionar a Crise dos Mísseis.
O Gabinete será dirigido por Raquel de Bessa Gontijo de Oliveira, que representará o papel do Primeiro Ministro soviético, Nikita Khrushchev, e por suas duas assistentes, Bruna Oliveira Santiago e Naiara Serpa Rocha.
DIRETORA: RAQUEL DE BESSA GONTIJO
DIRETORAS-ASSISTENTES: BRUNA OLIVEIRA SANTIAGO E NAIARA SERPA ROCHA.

34th G-8 Summit





It’s time for the 34th G-8 Summit!







Get ready to represent the greatest leaderships of present days and discuss the main global issues during the G-8 committee. For the first time in MINI-ONU, it will be simulated the G-8 Summit. Lot of power, wealth and problems will be part of this committee, which gathers the attention of the whole world. The delegates are responsible to propose initiatives for an agenda discussing Africa, energy and environment. Responsibility, leadership and cooperation are a few things to be expected from the representatives of the world great powers. Welcome to the IX MINI-ONU!


DIRECTOR: FERNANDA SIEPIERSKI


DIRECTORS ASSISTANT: BRUNO MALUF AND DANIEL PEDERSOLI

CONSELHO DA UNIÃO EUROPÉIA


ADESÃO DA TURQUIA

O Mini-ONU deste ano contará com o Conselho da União Européia. O comitê é a reunião de ministros dos países membros que discutem e decidem os rumos do bloco europeu. Este ano, o tema debatido será a admissão da Turquia como membro da União Européia. Neste sentido, os delegados não somente decidirão sobre a entrada do país, mas também definirão os rumos da “Parceria Para a Adesão”, programa de auxílio à admissão que o Estado turco tem seguido desde 1963. Sendo assim, o tema se coloca de extrema importância para todas as partes envolvidas, já que a Turquia espera por quase meio século estreitar suas relações com seus vizinhos europeus e uma nova admissão tem tanto ganhos como custos ao futuro da União Européia.

DIRETOR: CELSO FREITAS
DIRETORAS-ASSISTENTES: RAÍSSA DAHER E SIOMARA MURTA

MERCOCIUDADES


A los representantes de la Unidad Técnica de Desarrollo Económico Local,

La estructura para la próxima reunión ya está lista para recibirles! Se espera de los señores que intercambien mejores prácticas sobre el tema, tomen decisiones cuanto al desarrollo de la red, buscar formas de involucrar sector privado y académico en las decisiones; tomar decisiones cuanto a las acciones de las ciudades y pensar en posibles recomendaciones a las instituciones del MERCOSUR; firmar acuerdos de cooperación técnica entre ciudades con objetivos comunes de desarrollo; confeccionar resoluciones, recomendaciones y decisiones para la reunión; buscar formas de fortalecer la UTDEL; identificar y buscar fuentes de financiación a proyectos de desarrollo local. Se les espera en octubre!

DIRECTOR: EDUARDO CAFÉ
DIRECTORES ASISTENTES: FERNADO GUEDES E MARIA EUGÊNCIA RODRIGUES DE SOUZA NASSIM

EXCOMM

CRISE DOS MÍSSEIS 16-28 DE OUTUBRO DE 1962

O serviço militar dos Estados Unidos esteve nos últimos meses realizando operações de reconhecimento em Cuba, com a suspeita de que a ilha esteja recebendo material militar da União Soviética. O governo estadunidense não confirmou as informações, mas há a suspeita de que os soviéticos enviaram aviões de bombardeio leve ao território cubano. A possibilidade de que o conflito tome proporções ainda maiores gera um grande temor em toda a população mundial, visto que uma guerra nuclear poderia eclodir de uma confrontação entre as duas maiores potências do mundo. O governo dos EUA afirmou que os estudos necessários estão sendo feitos, para que, se comprovado a presença soviética em Cuba, as “medidas necessárias” sejam tomadas.

DIRETORA: ANA CAROLINE MEDEIROS MAIA
DIRETORES-ASSISTENTES: BRUNA LETÍCIA NASCIMENTO RODRIGUES E FERNANDA FILGUEIRAS

REUNIÃO DOS CHANCELERES AMERICANOS DE 1942


III REUNIÃO DOS MINISTROS DAS RELAÇÕES EXTERIORES DAS REPÚBLICAS AMERICANAS

No dia 15 de janeiro de 1942 na cidade do Rio de Janeiro, as Repúblicas Americanas perseguem o ideal de solidariedade iniciado em 1936, na cidade de Buenos Aires, Argentina, e reforçado na reunião de 1940 em Havana, Cuba. As Repúblicas Americanas definiram que, em casos de agressão, as Repúblicas Americanas irão consultar entre si a fim de acordar sobre as medidas recomendadas a serem tomadas e seguidas de acordo com a resolução adotada na Reunião de Havana.
A Reunião contará com a presença de representantes do corpo diplomático de todas as Repúblicas Americanas. O presidente da república do Brasil proferirá um discurso de abertura, seguido do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, o Sr. Oswaldo Aranha.

DIRETORA: WALKIRIA ZAMBRZYCKI DUTRA
DIRETORAS-ASSISTENTES: ANA LUIZA DUARTE E FERNANDA CAMPOS

SPECPOL


TERROR NO ESPECIAL

NOVA IORQUE – O Comitê Político Especial e de Descolonização (SpecPol) reúne-se a partir do dia 11 de outubro de 2008 para reavaliar a estratégia da ONU de combate ao terrorismo, feita em 2006. No começo do mês passado, a Assembléia Geral (AG) reavaliou a Estratégia, nos dias finais da 62ª sessão. Ainda assim, o presidente do Comitê, o argentino Jorge “Cedê” Arguello, tem expectativas para nova discussão do assunto. “Esta é uma nova sessão da AG, com novas demandas”, afirma. “Os delegados têm instruções diferentes e não vão tentar de início um documento consensual, como foram os outros”.


foto de arquivo do SpecPol

Ataques terroristas neste segundo semestre – em vários lugares, do Paquistão ao Iêmen - colocaram o terrorismo novamente em pauta. O tema dominou o discurso de abertura na AG do presidente americano George W. Bush, feito dia 23 de setembro.


DIRETOR: FREDERICO SILVA
DIRETORES-ASSISTENTES: CLARICE MORAIS E FERNANDO CANAZART